segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Gavião Peixoto completou 89 anos no dia 27 de dezembro

Por: Davi Marques Pastrelo

O município de Gavião Peixoto completou 89 anos de fundação no dia 27 de dezembro. A cidade teve suas origens nos Núcleos Coloniais do Cambuhy em 1907 e foi distrito de Araraquara até 1995, quando se emancipou. 


Núcleos Coloniais do Cambuhy:

A Sesmaria do Cambuhy deu origem à “Companhia Agrícola e Pastoril d´Oeste de São Paulo”, que foi responsável por um dos maiores projetos de imigração do Estado de São Paulo, dando origem posteriormente aos Municípios paulistas de Nova Europa, Gavião Peixoto, e ao Distrito de Nova Paulicéia (atualmente pertencente à Gavião Peixoto).

O professor doutor Mivaldo Messias Ferrari, Chefe do Departamento de Ciências Humanas e Sociais (CHS) do Centro Universitário de Araraquara (UNIARA), explica que o que os cafeicultores tinham em mente ao criar os Núcleos Coloniais era que estes servissem de celeiro de mão-de-obra para a indústria cafeeira.

A queda na imigração italiana deu-se devido à proibição do governo italiano por conta das más condições em que muitos colonos viviam. Oferecia-se como chamarisco para cada imigrante europeu recém chegado uma gleba de terra de dez alqueires e cada colono tinha um período de dez anos para pagar.

Ferrari explica que as terras do Núcleo Colonial do Cambuhy foram compradas por Carlos Leôncio Magalhães do Desembargador Bernardo Avelino Gavião Peixoto. As terras de Nhonhô eram servidas por dez estações ferroviárias para facilitar o escoamento de sua produção, dentre elas: Toryba, Teixeira Leite, Cambuhy, Uparoba, Gavião Peixoto, Nova Paulicéia, Nova Europa, Matão, Ponte Alta e Santa Josepha.

Os Núcleos Coloniais do Cambuhy deram origem às cidades de Nova Europa, fundada em 1907, e Gavião Peixoto, fundada em 1924. Incialmente, Nova Europa possía 259 lotes de terra e Gavião Peixoto 213.


Mapa dos núcleos Coloniais do Cambuhy

Quem foi Gavião Peixoto:

Bernardo José Pinto Gavião Peixoto (São Paulo, 17 de maio de 1791 — São Paulo, 15 de junho de 1859) foi um militar e político brasileiro. Foi por duas vezes presidente da província de São Paulo, de 2 de agosto de 1836 a 13 de março de 1838 e de 5 de novembro de 1847 a 16 de maio de 1848.

Ferrovia Gavião Peixoto em 1908

Antiga estação de trem de Gavião Peixoto

0 comentários:

Postar um comentário